Associação Brasileira de Enfermagem
SEÇÃO SANTA CATARINA

Telefone: (48) 99946-0117

O Livro

 

                                  Nossas marcas na história: olhar à ABEn Santa Catarina em seu Cinquentenário.


           A ABEn por ser uma entidade de caráter cultural, científico e político e representar a matriz das entidades de classe da Enfermagem Brasileira,vem à cena com a ABEn-SC que torna-se digna de louvores ao celebrar meio século de vida associativa no contexto catarinense. Como ABEn, esta entidade de classe congrega Enfermeiros(as), Obstetrizes, Técnicos(as) e Auxiliares de Enfermagem, estudantes dos cursos de Graduação em Enfermagem e de Educação Profissional, habilitação em Técnico de Enfermagem, promovendo a organização da categoria de modo aberto à discussão e lutas na busca de resolução dos problemas relacionadas à vida profissional. É a entidade cuja senha de entrada é a mesma de saída, ou seja, a liberdade de cada profissional de enfermagem movimentar-se com autonomia, conforme suas decisões, considerado o significado coletivo da profissão, a postura político e cultural que ela representa, em Santa Catarina e em todo o País.
             Em 2012, a Enfermagem catarinense, por meio da ABEn-SC, comemorou, com júbilo, o Cinquentenário da criação da Seção Santa Catarina, destacando o fato com a relevância que a ocasião mereceu, pois a trajetória de uma organização como a ABEn-SC, diante da riqueza de acontecimentos político-sociais, não poderia passar em branco. Neste caso, a opção foi: um olhar à ABEn Santa Catarina em seu Cinquentenário, a partir de nossas marcas na história, a opção foi por construir marcas que simbolizando o nosso respeito pelos êxitos, vicissitudes, projeções, bem como ganhos e não ganhos vividos por seus sócios até chegar ao Jubileu de Ouro. Foi com esta ótica que a Diretoria da Gestão 2007-2010, instituiu um grupo de trabalho, o GT Memória-ABEn/SC, objetivando organizar e documentar a história da Associação e socializar as atividades a serem desenvolvidas nas comemorações, com a comunidade da enfermagem e com a sociedade catarinense.
              O compromisso dessa reconstrução histórica contou com os Presidentes desde 1962, ainda vivos e ativos, exceto um deles, que por falecimento há muito nos deixara, Ainda assim, uma das Presidentes presentes, que participara da gestão da colega, falecida, prontificou-se a escrever o texto que corresponderia à sua gestão.
              A reconstituição do passado pelo olhar dos seus protagonistas em suas memórias de Presidentes faz certo resgate no tempo, destacando fatos de suas respectivas gestões, e traz consigo algumas chances de textualizá-lo, sem agarrar-se a visões teóricas tradicionais, sem esforço de busca de causas e de efeitos aos fatos rememorados, sem a preocupação de buscar posicionamentos de neutralidade, sem receio de expressar suas subjetividades, e sim, distanciando-os de personalismo muito comumente encontrados em exposições de grupos dominantes.
            As fontes produzidas sobre essas gestões da ABEn-SC são uma obra de ineditismo na história da vida associativa da Enfermagem catarinense, elas socializam o que há de mais recôndito de suas vozes, difundindo entre os interessados a possível construção histórica relativa à vida associativa e suas nuances no interior da Enfermagem brasileira.

Rua Tenente Silveira, 482 - Centro Comercial Olmiro Faraco - Loja A - (48) 3322-1674 - aben-sc@aben-sc.org.br